Se tiver dificuldade em ler esta newsletter pode consultá-la aqui.

ACOS

NEWSLETTER
ACOS - Associação de Agricultores do Sul

AGRICULTURA HOJE | AGRICULTAR E COMUNICAR | Edição Nº 7/2024

10/10/2024

 

ACOS apoia inscrição dos sócios no IV Congresso Luso-Espanhol de Pecuária Extensiva e Desenvolvimento Rural

ACOS

Renovação Geracional, Sanidade Animal e Vegetal, Produção em Extensivo e Ecossistema Gerador de Valor, Promoção e Comercialização de Produtos do Montado/Dehesa são os principais temas dos painéis que vão juntar agricultores e produtores pecuários, técnicos, políticos numa reflexão à escala ibérica que se pretende congregadora dos principais anseios e reivindicações dos agricultores e produtores pecuários.

Os oradores são investigadores, responsáveis técnicos de organismos da administração pública, agricultores e responsáveis de organizações de produtores de Portugal e de Espanha, políticos nacionais e comunitários.

O Congresso é organizado pela ACOS – Associação de Agricultores do Sul, União dos Agrupamentos de Defesa Sanitária do Alentejo, Cooperativas Agro-Alimentarias de España e Federación Andaluza de Agrupaciones de Defensa Sanitária Ganaderas. Conta com o apoio da Câmara Municipal de Ourique, da Associação de Criadores de Porco Alentejano e da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.

As inscrições para participar no Congresso estão abertas a todas as pessoas que possam ter interesse nestas matérias ou que pretendam conhecer um pouco melhor as suas dinâmicas e potencialidades. Para efetuar a inscrição aceder ao site do Congresso, com link ativo na foto.A ACOS tem uma campanha de apoio à inscrição dos seus associados. Para esclarecimento de dúvidas ou para pedido de apoio para as inscrições, deverá ser contactada a ACOS. Telefone: 284 310 350. geral@acos.pt 

 

A voz do setor no IV Congresso de Pecuária Extensiva

ACOS

No âmbito do IV Congresso Luso-Espanhol de Pecuária Extensiva, a decorrer em Ourique a 14 e 15 de novembro, quisemos ouvir os organizadores do evento sobre as suas principais preocupações e expectativas em relação ao presente e futuro do setor da pecuária extensiva. A renovação geracional é uma das questões que é transversal aos dois lados da fronteira, tal como a reivindicação de medidas de apoio específicas na Política Agrícola Comum que integrem e valorizem este tipo de agricultura desenvolvida em território de montado/dehesa uma especificidade da Península Ibérica. Mas há mais. São unânimes as abordagens sobre a relevância deste tipo de produção para a proteção do ambiente e da biodiversidade, povoamento e desenvolvimento dos territórios de interior, a qualidade diferenciada dos produtos, a resiliência das raças autóctones, sanidade e bem-estar animal, entre várias outras questões.

Solicitámos aos responsáveis das entidades organizadoras para responderem a três questões que revelem as suas principais preocupações e expectativas sobre o presente e o futuro da pecuária extensiva e do seu papel para a conservação e revitalização dos territórios rurais. Os seus depoimentos vão ser apresentados nas próximas linhas.

 

Rui Garrido | Presidente da ACOS - Associação de Agricultores do Sul

ACOS

Renovação geracional como pilar da sustentabilidade na pecuária extensiva

 

Nuno Faustino | Presidente da Associação de Criadores de Porco Alentejano -ACPA

ACOS

Seca é das principais ameaças à pecuária extensiva

 

Agustin Gonzalez | Presidente da OVIPOR (Espanha)

ACOS

Necesario diseñar un modelo de PAC específico para la ganadería extensiva

 
ACOS

Ángel J. Pacheco Conejero | presidente de Cooperativas Agro-alimentarias Extremadura (Espanha)

Ganadería extensiva, base de nuestra alimentación y de desarrollo del territorio

 

FAABA solicita audiências ao Ministro da Agricultura e à Ministra do Ambiente

ACOS

Atenta às necessidades e principais preocupações da produção no Alentejo (FAABA), a Federação das Associações de Agricultores do Baixo Alentejo enviou pedidos de audiência ao Ministro da Agricultura e Pescas e à Ministra do Ambiente e Energia, para debater assuntos relacionados com a transferência de água de Alqueva para outras regiões, avaliação da quota anual disponível para a agricultura e a construção de novos reservatórios de água no território.

Na missiva enviada ao Ministro José Manuel Fernandes, a FAABA solicitou ainda a sua disponibilidade para abordar a gestão da água pela EDIA (modelo de governança), SIRCA, Novos Focos de Língua Azul e comercialização da lã.

 

Agricultores alentejanos escrevem ao ministro da agricultura sobre os graves prejuízos causados pelo novo serotipo da Febre Catarral Ovina

ACOS

A Federação dos Agricultores do Baixo Alentejo (FAABA) enviou esta quarta-feira, dia 9, uma carta ao Ministro da Agricultura e Pescas manifestando a sua séria preocupação sobre os elevados prejuízos que o setor pecuário do Alentejo está a sofrer em resultado da progressão acelerada de um novo serotipo do vírus da Febre Catarral Ovina, o Serotipo 3 - também conhecida como língua azul.

 
Newsletter ACOS - Associação de Agricultores do Sul
Recebeu esta newsletter porque se encontra registado no nosso website.

ACOS - Associação de Agricultores do Sul
Rua Cidade de São Paulo,
Apartado 296
7801-904 Beja
Telefone: 284 310 350 (*)
Email:
comunicacao@acos.pt

(*) Chamada para rede fixa nacional

Copyright © 2025 ACOS - Associação de Agricultores do Sul, Todos os direitos reservados.